quinta-feira, 5 de novembro de 2015

“A TERRA TREME”


“A Terra Treme” é um exercício de sensibilização para o risco sísmico, com a duração de um minuto, que se realiza no dia 6 de novembro, às 11h06.
Esta iniciativa vai de encontro às propostas enunciadas no Quadro de Ação de Hyogo subscrita por 168 Estados-Membros da Nações Unidas. No quadro da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes (ISDR) promovem-se vários projetos e ações tendo como preocupação central aumentar a capacidade de resiliência das comunidades, tendo Portugal em 2010 criado formalmente a Plataforma Nacional para a Redução de Catástrofes, seguindo os mesmos princípios e objetivos centrais - “A resiliência de um grupo, comunidade, ou organização, está dependente das capacidades que em conjunto conseguem desenvolver e que lhes permitam adaptar-se e fazer face a situações de mudança e perturbação, sem grandes danos, nem perda de recursos” (UNISDR, 2005).
Incrementar estas capacidades passa por um progressivo esforço colaborativo entre organismos responsáveis e populações, introduzindo metodologias proactivas como a educação, o planeamento e o desenvolvimento da sensibilização local para os riscos. 
Uma Comunidade Resiliente é composta por cidadãos mais conscientes, mais defendidos, mais esclarecidos, mais ativos e interventivos na sua própria segurança.
Assim, “A Terra Treme” é um exercício de carácter informativo e mobilizador em torno da temática específica do risco sísmico. O treino de procedimento em caso de sismo, é uma prática corrente e trabalhada em muitos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem- vindos ao cantinho onde a magia acontece!
Não saiam sem comentar...