quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Magusto...no verão de S. Martinho!

Episódio do dia de ontem...

Chegados ao campo de batalha...Ups! Ao campo das castanhas, dispusemos-nos em roda.
Pouco a pouco iam chegando os outros soldados...Ups! Alunos.
Passado algum tempo montado num cavalo...Ups...num carrinho...chegava S. Martinho! Ups...chegavam as castanhas e o suminho!
Tudo parecia enquadrar-se num verdadeiro dia de S. Martinho: o sol, os risos estampados nas caras das crianças, as castanhas quase no ponto...
Quem quisesse fechar os olhos e abstrair-se do barulho e dos risinhos provocados pelas crianças, conseguia quase imaginar S. Martinho a empunhar a espada, e via-o dar metade da sua capa vermelha ao mendigo. E quase conseguiria "cheirar" a bondade daquele momento. Sim, cheirar. Porque a bondade tem cheiro...e nesta época bondade tem o cheiro das castanhas assadas que partilhamos com o colega do lado.
E...
Só ficou a faltar a tradicional fogueira feita com a caruma que há tempos era trazida pelos alunos e que disposta com pinhas, folhas e paus secos, servia de forno improvisado, onde algumas castanhas dançavam saltitando de um lado para o outro à espera de ver saltar crianças confiantes e contentes, preparados para a cara enfarruscar!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem- vindos ao cantinho onde a magia acontece!
Não saiam sem comentar...