quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
sábado, 23 de janeiro de 2016
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Animais em perigo...
Hoje fomos sensibilizados para uma problemática que se tem verificado em Portugal (e em todo o Mundo) e que se prende com a extinção de alguns animais.
Ficamos a saber os motivos porque isso acontece e as precauções que devemos tomar para evitar que algumas espécies animais se extingam.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
O Sistema Solar...
O Sistema Solar é um conjunto de planetas, cometas, planetas-anões, asteróides e outros corpos celestes que orbitam em torno do Sol, que é uma estrela. Além da Terra, os outros sete planetas que fazem parte desse sistema são: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
A propósito deste matéria de Estudo do Meio, recebemos um desafio quase irrecusável!
A professora propôs-nos que em sete dias déssemos o melhor de nós, e mostrássemos o que somos capazes de fazer. (Claro que quando nos faz este tipo de proposta a professora pensa assim alto: esta era uma atividade em que os vossos pais podiam participar, não era?! E lá no fundo quando nos faz estas propostas sabe que os pais têm uma vida agitada, mas que este tempo acaba por ser, não tempo perdido, mas tempo "ganhado". É que nestas alturas pais e filhos estreitam ainda mais os laços que os unem!Por isso pais, não a julguem!)
Mas continuando, que já estamos a divagar...
Passado os sete dias, ninguém queria acreditar! Quando os trabalhos começaram a chegar toda a turma virou estrelas... O brilho dos nossos sorrisos e da nossa satisfação era tanto que quase apostamos que mesmo sem imaginar, raios de luz brilhantes se conseguiam visualizar por entre as frestas da sala.
O desafio foi concretizado e ver as pessoas a admirar o nosso "pequeno" trabalho deu-nos ainda mais força para perceber o quanto valemos.
Vamos viajar por entre planetas e estrelas? Vamos:
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Fórum de leitura...
Todos reconhecemos a importância que a leitura tem na vida de uma pessoa, e desde cedo somos incentivados para a prática da leitura. A literatura deve pois, ser iniciada desde muito cedo, inicialmente com os pais a ler para os filhos, pois através da leitura, a criança:
1. Desenvolve o emocional, o social e o cognitivo;
2. Desenvolve a imaginação, a clareza e a criatividade;
3. Incentiva a criança a ler (para sempre);
4. Aumenta a habilidade de escutar, buscar e entrar no mundo da arte;
5. Desenvolve a concentração e foco;
6. Desenvolve o sentido crítico;
7. Cria alternativas de diversão e prazer...
Desta forma, foi com grande entusiasmo que participamos na atividade desenvolvida pela professora Idalina, bibliotecária do nosso estabelecimento de ensino - Fórum da Leitura - e depois de escolher um livro de que gostamos particularmente, apresentamos-lo à nossa turma, à turma da professora Maria João e à turma do professor Renato.
Foi uma atividade que nos deu gosto realizar, e no final ainda recebemos um diploma de participação.
Afinal ler dá frutos...
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Globos de neve...ou uma tentativa, vá!
Há dias tentamos elaborar um globo de neve. Não fomos completamente bem sucedidos porque houve alguns globos que começaram e verter água, mas o objetivo esteve próximo de ser concretizado.
Mas vamos por partes...
A professora pediu-nos que trouxéssemos de casa um frasco de vidro vazio e um brinquedo que coubesse dentro do frasco e com o qual já não brincássemos.Disse-nos que trataria do resto e que depois nos confidenciara para que servia aquele material.
Quando já quase todos tinham trazido os materiais pedidos, a professora revelou-nos o trabalho que iríamos executar. Depois de sabermos o que tínhamos a fazer foi só deitar mãos à obra!
O resultado final foi positivamente surpreendente e, mesmo que a cola em alguns frascos não tenha surtido o efeito desejado permitiu-nos perceber como se faz um globo de neve, e que os materiais a utilizar devem ser de excelente qualidade ( pelo menos a cola!).
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Um caderno à moda antiga...
Passamos os dias quase inteiros por entre cadernos e livros. Mas, será que alguma vez nos questionamos como seriam elaborados os cadernos dos nossos antepassados? A verdade é que nem sempre existiram cadernos da forma como hoje os conhecemos e temos conhecimento de que ao longo da história, as pessoas escreviam as suas “estórias” em pequenos cadernos feitos à mão. Mas, como procederiam os antigos, para criarem os cadernos?
Foi o que descobrimos numa visita ao Centro de Estudos Camilianos.
Elaborar um pequeno caderno com aproveitamento de papel reciclado foi o propósito desta atividade. De linha e agulha na mão, e depois de, ziguezague para aqui, ziguezague para ali, demos por terminada a nossa obra, que dizemos de passagem, ficou um mimo!
Foi um trabalho diferente e divertido que nos trouxe grande satisfação. Suscitou também algumas questões…Uma que não imaginamos ver respondida é como seria se ainda hoje tivéssemos de fazer os nossos cadernos para trabalhar na sala de aula!?
No final, ainda tivemos oportunidade de dar um saltinho à casa onde Camilo Castelo Branco escreveu parte da sua obra, e onde se inspirava e passava para o papel todas as palavras que lhe serviram de inspiração.
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Energia...
Energia? Eficiência energética? Eficácia energética? Poupança de energia?
Energia…energia…energia! Mas, afinal, o que é a energia? A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo tomar as mais variadas formas. É um recurso indispensável para que possa existir vida no nosso planeta, sendo necessária para nos movermos, para comunicarmos, para assegurar a iluminação e para…
São tantas as utilidades da energia com que poderíamos completar a frase, que, veio mesmo a propósito a campanha de sensibilização que decorreu hoje no nosso estabelecimento de ensino.
Esta ação, ministrada pelo “Tutor de Energia” Tiago Vale, sobre Boas Práticas Energéticas veio sensibilizar a comunidade escolar sobre a forma como esta pode contribuir para que uma escola seja energeticamente mais eficiente. Alertou também os participantes para o consumo muitas vezes excessivo e desnecessário no uso das diversas energias e a refletir sobre o contributo que devemos dar para o uso mais ponderado das mesmas.
Foi sem dúvida uma atividade interessante, que clarificou algumas incertezas que os alunos sentiam em relação à energia, e acima de tudo forneceu dicas de como podemos e devemos agir na poupança de energia na escola e em casa.
Ficam aqui algumas dicas:
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
terça-feira, 5 de janeiro de 2016
A dança do pinguim?!
Ainda mal começou o segundo período, e já deitamos mãos à obra!
Ontem, e para começar o período e o ano em grande, resolvemos dar vida e forma a uns pedacitos de cartolina que a professora trazia dentro de um pequeno saco. Mais uma vez, a professora recorreu à mímica para explicar os passos que tínhamos de seguir. É natural que a professora tenha iniciado esta atividade sem falar. É que este tempo chuvoso e invernoso, convida a estar é caladinho e de preferência no cantinho dos lençóis! E a verdade é que é bastante emocionante trabalhar desta forma. Obriga a atenção a estar atenta! E a atenção ontem, não faltou às aulas!
Mas adiante!
Passo a passo, lá fomos seguindo as suas orientações e:
Cabeça esticada, com as mãos pra baixo,
Tesoura para a frente sempre a recortar.
Tens que cortar pra frente, tens que cortar para o lado,
Tens que estar bem atento p´ro papel ficar colado.
Vamos todos colar, vamos todos montar.
O que será que vai resultar no fim!
Já sei! Já sei! Montei um pinguim,
guim, guim, guim, guim, guim, guim !
Uiiiiaaaa! Não é que esta atividade nos fez lembrar isto:
Mas concluindo! No final, quando nos apercebemos tínhamos dado vida a um pinguim. Um animal que caracteriza bem a época que atravessamos....o inverno!
Ficaram bem giros.
Se não acreditam, basta espreitar!
Ficaram bem giros.
Se não acreditam, basta espreitar!
Assumir compromissos...
E, no regresso às aulas, para mais três meses de trabalho, assumimos novo compromisso.
Esperamos que este período, para além de trabalhoso, seja um período produtivo, em que dúvidas e curiosidades sejam esclarecidas e clarificadas.
Esperamos contribuir positivamente para um bom ambiente em contexto de sala de aula e aumentar o nosso grau de conhecimento.
Que seja um bom e doce período...
Esperamos que este período, para além de trabalhoso, seja um período produtivo, em que dúvidas e curiosidades sejam esclarecidas e clarificadas.
Esperamos contribuir positivamente para um bom ambiente em contexto de sala de aula e aumentar o nosso grau de conhecimento.
Que seja um bom e doce período...
segunda-feira, 4 de janeiro de 2016
Aviso...
Informam-se todos os pais e encarregados de educação que, quarta-feira, dia 6 de janeiro, pelas 18h, se realizará a reunião de Encarregados de Educação para entrega de registos de avaliação.
A sua presença é imprescindível.
domingo, 3 de janeiro de 2016
sexta-feira, 1 de janeiro de 2016
Hoje é o dia...
"A paz é igual a uma grande roda humana, enquanto todos estiverem de mãos dadas, as armas estarão no chão."
E assim começa...janeiro!
Janeiro fora, cresce uma hora.
Janeiro geoso e Fevereiro chuvoso fazem o ano formoso.
Janeiro molhado, se não cria o pão, cria o gado.
Janeiro molhado, se não é bom para o pão, não é mau para o gado.
Janeiro quente, traz o Diabo no ventre.
Janeiro tem uma hora por inteiro.
Luar de Janeiro não tem parceiro; mas lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.
Não há luar como o de Janeiro nem amor como o primeiro.
Calças brancas em Janeiro, sinal de pouco dinheiro.
O mês de Agosto será gaiteiro, se for bonito o 1º de Janeiro.
Janeiro geoso e Fevereiro chuvoso fazem o ano formoso.
Janeiro molhado, se não cria o pão, cria o gado.
Janeiro molhado, se não é bom para o pão, não é mau para o gado.
Janeiro quente, traz o Diabo no ventre.
Janeiro tem uma hora por inteiro.
Luar de Janeiro não tem parceiro; mas lá vem o de Agosto que lhe dá no rosto.
Não há luar como o de Janeiro nem amor como o primeiro.
Calças brancas em Janeiro, sinal de pouco dinheiro.
O mês de Agosto será gaiteiro, se for bonito o 1º de Janeiro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)