quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Um caderno à moda antiga...

Passamos os dias quase inteiros por entre cadernos e livros. Mas, será que alguma vez nos questionamos como seriam elaborados os cadernos dos nossos antepassados? A verdade é que nem sempre existiram cadernos da forma como hoje os conhecemos e temos conhecimento de que ao longo da história, as pessoas escreviam as suas “estórias” em pequenos cadernos feitos à mão. Mas, como procederiam os antigos, para criarem os cadernos? 
Foi o que descobrimos numa visita ao Centro de Estudos Camilianos. 
Elaborar um pequeno caderno com aproveitamento de papel reciclado foi o propósito desta atividade. De linha e agulha na mão, e depois de, ziguezague para aqui, ziguezague para ali, demos por terminada a nossa obra, que dizemos de passagem, ficou um mimo! 
Foi um trabalho diferente e divertido que nos trouxe grande satisfação. Suscitou também algumas questões…Uma que não imaginamos ver respondida é como seria se ainda hoje tivéssemos de fazer os nossos cadernos para trabalhar na sala de aula!?
No final, ainda tivemos oportunidade de dar um saltinho à casa onde Camilo Castelo Branco escreveu parte da sua obra, e onde se inspirava e passava para o papel todas as palavras que lhe serviram de inspiração.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem- vindos ao cantinho onde a magia acontece!
Não saiam sem comentar...