Provérbio ou ditado popular, do latim proverbium, é uma frase de carácter popular, com um texto mínimo de autor anónimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
Na nossa sala o provérbio que tivemos de decorar mal iniciou o ano letivo foi um dos que mais nos poderá ensinar ao longo da vida: «Cada um colhe o que semeia...».
Mas existem outros.Existem muitos mais. Uns que significarão muito mais do que outros. Alguns que usaremos em qualquer contexto, aqueles que saberemos sempre o que querem dizer, e os que por muito que tentemos decifrar, à medida que vamos amadurecendo vamos interpretando das mais variadas formas.
E existem provérbios para todas as ocasiões. Por isso, ontem e hoje andamos «à cata» de provérbios. Depois de termos feito uma recolha de provérbios em casa, partilhamos os provérbios pesquisados e fizemos o seu registo no caderno diário.
Ficam aqui outros provérbios, ilustrados, que não constam da pesquisa que fizemos, mas que, traduzidos ao contexto em que forem referidos, farão com toda a certeza muito sentido!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Sejam bem- vindos ao cantinho onde a magia acontece!
Não saiam sem comentar...