Esta semana comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Este dia, reconhecido em mais de 150 países, é considerado importante para informar e consciencializar a opinião pública quanto às questões relacionadas com a nutrição e a alimentação em todo o mundo e também indicar ações necessárias para que uma alimentação saudável seja acessível a todos.
De forma a sensibilizar toda a comunidade educativa para as questões relacionadas com esta temática e, em especial, para a fome no mundo, realizar-se-ão durante esta semana algumas atividades.
A primeira, é a atividade que tivemos hoje e que aconteceu na biblioteca escolar.
A convite da professora Idalina, professora bibliotecária responsável pela nossa biblioteca, fomos ouvir a história tradicional «O caldo de pedra».
Esta história mostra a sabedoria de um frade esfomeado que, com alguma perspicácia conseguiu recolher os alimentos necessários para elaborar uma sopa cujo principal ingrediente dizia ser uma pedra. A curiosidade das pessoas com quem se cruzou era tanta, que sem se darem conta contribuíram com os principais e mais saborosos ingredientes que um caldo pode conter.
Este conto leva-nos a concluir que, para além de "com papas e bolos se enganarem os tolos", uma sopa de pedra serve para que cada um de nós entenda e interiorize que, quando cada um e nós traz ou dá o que de melhor tem, em benefício de uma causa ou grupo, os resultados alcançados serão para além de maravilhosos, surpreendentes.
No final, ainda houve tempo para cantarmos uma canção sobre a alimentação e fazer uns jogos que envolviam mímica e umas palavras cruzadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Sejam bem- vindos ao cantinho onde a magia acontece!
Não saiam sem comentar...